Sala de aula



Peixes


1-Características gerais?

Corpo: os que tem esqueleto ósseo é geralmente achatado lateralmente e fusiforme.
Respiração: a respiração dos peixes ósseos ocorre por meio de brânquias.
Escamas: a pele é coberta por escamas, que protegem o corpo e secreta um muco, que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio relativamente viscoso como a água.
Opérculo: as brânquias são cobertas por uma peça óssea denominada opérculo.
Brânquias: são estruturas formadas por pequenos filamentos riscos em vasos sanguíneos.
Nadadeiras:os peixes tem nadadeiras que auxiliam tanto no delocamento como na navegação.


2- Como é a reprodução?
A maioria dos peixes é ovípara,ou seja põe ovos. Geralmente nos peixes ósseos a fecundação é externa e nos cartilaginosos é interna.


3-Quais os grupos de peixes de acordo com tipo de esqueleto? Dê exemplos?
Condríctes: tem esqueleto cartilaginoso. Ex: tubarão, arraia, cação.

Osteítctes: tem esqueleto ósseo. Ex:carpa, jundiá, cascudo,cat fish, tilápia e truta.







anfibios


Anfíbios


*ectotérmicos
*depende da água para proteger os ovos, para a respiração cutâneo e evitar dessecação da pele.
*quando são larvas a respiração é branquial e quando são adultos é pulmonar e cutânea.
*pele lisa com glândulas mucosas
*são carnívoros
*são ovípara com fecundação externa. Apenas algumas salamandra tem fecundação interna.

Grupos

Anuros; Representam o grupo mais diversificado de anfíbios , inclui sapos, rãs e pererecas. Os sapos apresentam pele enrugada, as rãs apresentam pele lisa, as pererecas apresentam nas extremidades dos dedos dilatações semelhante a ventosas.

Urodelos; são as salamandras, no Brasil são muito raras tem aparência semelhante a os repteis só que tem pele lisa. Algumas especies apresentam metamorfose incompleta.

Ápodes; são cecílias ou cobras cegas. São denominadas ápodes pois não tem patas. Vivem em regões tropicais em ambientes aquáticos ou enterrados, não enxergam.


A maioria dos anfíbios possui glândulas produtoras de secreções venenosas na epiderme. O veneno é liberado quando o animal é ameaçado por algum predador, representando uma forma de defesa contra a predação.



Répteis


São lagartos, cobras, jacaré, crocodilo, tartaruga, jabuti, cágado.

*Independentes da água p/ respiração etc.
*Pele seca dura com escamas, carapaça ou placa.
*fecundação interna
*São pecilotérmicos/ectotérmicos
*tem ovo com casca
*Grupos:

*Lacertílios:Lagartos, lagartixas, dragão-de-komodo, iguanas.

*Crocodiliano:Crocodilo, jacaré, gavial.
*Ofídios:Serpentes

*Quelônios :tartaruga, cágado e jabuti.

Soro antiofídico

O soro antiofídico é obtido a partir de anticorpos do sangue do cavalo.
O processo de produção do soro antiofídico consiste na aplicação de pequenas doses de veneno no animal. Neste período, o organismo do cavalo produz anticorpos contra o veneno. Depois de um determinado período sofre sangria. Os anticorpos são separados por centrifugação do sangue. Em seguida ele sofre liofilização (remoção de água ) e é armazenado.
No Brasil são produzidos basicamente os seguintes soros antiofídicos:
  • Antibotrópico = contra acidentes de jararacas
  • Anticrotálico = contra acidentes de cascavel
  • Antilaquético = contra acidentes de surucucu
  • Antielapídido = contra acidentes de cobra-coral
  • Anticrotálico-botrópico = contra acidentes com cascavéis e jararacas
  • Antibotrópico-laquético = contra acidentes com cascavéis e surucucus








Aves







*Características gerais:

*presença de penas → protege a pele → protege contra calor e frio → ajuda no voo.

*endotérmicos/homeotérmicos. (não muda conforme o ambiente)

*ovíparas.

*fecundação interna.

*glândula urupigiana (produz óleo que deixa penas impermeáveis).

*bico sem dentes.↓

formato de acordo com a alimentação sugar néctar, comer insetos, ou grãos, etc.

*sistema digestório com papo↓ e moela ↓

armazena e tritura

amolece

*cloaca desemboca

sistemas : {digestória (fezes) }

{urinária (urina) }

{reprodutor (ovos) }

→ mais adaptações

*pulmões ligados a sacos aéreos .




→ características relacionadas ao voo

*asas com penas

*quilha → músculos peitorais que se prendem a ela

*ósseos pneumáticos

*intestino reduzido




Capacidade de voo

*divisão das aves quanto a capacidade de voar




carenas:podem voar. Ex:falcão

ratitas:não voam. Ex:ema




*apresentam siringe, reproduz o som e o canto das aves.




Ordens das aves




*ensiriformes:as patas são curtas e adaptadas a natação(há uma membrana entre os dedos).O bico é achatado são exemplos os gansos e patos

Gênero – Carduelis

Descrição - Comunicativos e sociáveis, os pintassilgos são observados em bandos ou em pequenos grupos familiares. Os seus locais preferidos, são cantos e pátios abandonados, locais com vegetação alta e jardins mal cuidados.

Alimentação - O bico do pintassilgo é uma ferramenta de precisão, ideal para introduzir nas apertadas cápsulas de cardos e extrair as suas sementes. Esta sua capacidade dá-lhe uma fonte de alimento ao longo do Inverno, quando as sementes mais acessíveis já foram comidas. na época de acasalamento a sua alimentação passa a incluir também, pequenos insectos e aranhas




Gênero – Upupa

Descrição - A poupa passa muito tempo a cuidar da sua bonita plumagem em confortáveis poleiros. Anda e dá pequenas corridas no solo, sobre as suas curtas patas, quando procura alimento. É uma voadora lenta e com padrões tão vivos, tornando-se por isso numa fácil presa para as aves de rapina. Sente-se muito mais segura no chão, onde se mistura bem nas luzes e sombras, mesmo nos prados abertos que prefere.
Alimentação - Esporadicamente a poupa caça insectos no ar, quando estes formam espessas nuvens e se tornam fáceis de apanhar. Preferencialmente procuram o alimento a pé, procura entre as pedras, nas ervas e no solo insectos, larvas de insectos e minhocas. Para encontrar o seu alimento, mergulha de bom grado o bico dentro de montes de estrume de vaca, ovelhas e cavalos.
Gênero – Passer

Descrição - O pardal dos telhados é uma ave sociável. Fora da época de acasalamento formam-se pequenos grupos para iniciar atividades comunitárias. estas incluem alimentação, banho, banhos de pó e as canções. Depois das épocas de acasalamento quando as crias completam a plumagem, podem formar-se colectivos de pardais ainda maiores. Na maioria das populações de pardais, os casais ficam juntos para toda a vida. A plumagem dos machos é com padrões fortes com a nuca castanha e uma mancha negra no olho e peito, as fêmeas são castanhas pálidas.
Alimentação - A alimentação do pardal dos telhados consiste em sementes, tais como a aveia, trigo, milho, cevada e arroz. Os pardais que vivem em zonas urbanas completam a sua alimentação com restos domésticos. As crias são alimentadas de insectos e larvas antes de serem habituadas a matéria vegetal.
Descrição - A rola comum reconhecem-se facilmente graças à característica plumagem cor de canela e aos sonoros "trruuu, trruuu" com que na época de acasalamento enchem os ares. Quando fazem a corte, os machos são especialmente barulhentos. costumam ouvir-se em bosques, margens de rios e parques de vegetação densa. A rola comum é uma das aves mais apreciadas pelos caçadores. Em Portugal, a rola surge em finais de Março ou princípios de Abril, quando começa a fazer calor, e fica até final da incubação. A fêmea tem duas posturas cada ano e põe 2 ovos de cada vez. Quando os filhotes já estão crescidos e o frio ameaça voltar as rolas regressam às terras quentes da África e da Ásia, onde passam o Inverno.
Alimentação - Os Agricultores não gostam muito da rola, porque a sua alimentação é feita essencialmente á base de sementes.

Gênero – Turdus

Descrição - É pena que o tordo comum apenas frequente Portugal durante os meses mais frios, pois trata-se de um cantor de rara qualidade. trata-se de uma ave com cerca de 27cm de comprimento, que se pode encontrar por todo o país, especialmente nas zonas agrícolas, com abundância de bosques, sebes e matas ribeirinhas. O ninho é feito de palha e terra, sendo bastante espaçoso. A fêmea põe entre 4 a 5 ovos, que demora 15 dias a choca-los. Enquanto choca os ovos, cuida também da sua alimentação. Quando os filhotes nascem, os 2 membros do casal partem em busca de alimento.
Alimentação - o Tordo comum é um grande devorador de caracóis, alimentando-se também de minhocas e outros insectos.

Gênero – Columba

Descrição - Chega a Portugal vindo do norte, em bandos de milhares de indivíduos, entre Novembro e Dezembro, para passar o Inverno. Pode encontra-se em florestas e bosques, campos, sebes, e charnecas. Cinzento na parte superior e cinzento mais claro na parte inferior, com o peito cor de rosa claro e barras alares duplas. Tem um voo forte e poderoso. Faz o ninho em escarpas ou em árvores, onde põe 2 ovos, que incuba durante 16 a18 dias.

Alimentação - baseia-se essencialmente em sementes bravas e cultivadas como, trigo, aveia, cevada o milho ou as leguminosas.

Gênero – Alectoris

Descrição - O seu habitat preferido são os campos abertos, com vegetação dispersa, como montados, matos e campos de cereais. a sua necessidade de uma alimentação diversificada, leva-a a evitar as grandes extensões de monocultura. O bico e as patas são vermelhos, com uma faixa marginada de negro na garganta e uma faixa branca comprida na cabeça, passando por cima dos olhos. Os flancos são cinzentos claros com barras brancas, negras e vermelhas. No Inverno, reúnem-se em grandes bandos, que se voltam a separar para o acasalamento, na Primavera Seguinte.
Alimentação - A perdiz é insectívora no seu 1º mês de vida, depois passa a seguir uma dieta essencialmente vegetariana, à base de grãos de cevada, trigo, aveia, folhas, flores e rebentos de varias plantas.

Gênero – Tyto

Descrição - A coruja das torres é muito comum em todo o território Português, preferindo campos abertos com núcleos arborizados dispersos e muitas vezes ambientes urbanos. É sedentária e de hábitos marcadamente noturnos. Nesse sentido como caçadora de pequenos animais, desenvolveu uma série de adaptações muito eficazes, que vão desde o voo extremamente silencioso, á sua visão no escuro, extremamente penetrante. Nidifica frequentemente em quintas, celeiros, campanários, ruínas ou torres, pondo então 4 a 6 ovos, que incuba durante um mês. Tem uma cor predominantemente branca ou clara, tendendo para o alaranjado, com manchas cinzentas no dorso. A face é branca com discos faciais cordiformes, os olhos são negros.

Alimentação - essencialmente roedores, sobre os quais exerce um importante efeito de controlo das populações, mas também aves e batráquios.

Gênero – Athene

Descrição - Em Portugal, podem ser vistos com frequência durante o dia, muitas vezes pousados nos fios eléctricos ou telefônicos e nos postes. A cabeça é achatada e as pernas e a cauda são curtas. Machos e fêmeas apresentam uniformemente uma coloração castanho e branca. O seu habitat preferido são, os campos abertos com pequenos grupos de árvores, vilas e pequenas cidades. Ativo tanto de dia como de noite, pode manter-se longamente imóvel nos pontos que elege como observatórios, perscrutando o ambiente em sua volta com a sua cabeça muito móvel, olhando incessantemente em todos os sentidos. Quando se sente ameaçado, adopta o mesmo tipo de comportamento. constrói o ninho em buracos de árvores, depressões nas rochas ou abrigos em edifícios construídos pelo homem. Põe 4 a 7 ovos, que são incubados durante 1 mês exclusivamente pela fêmea.

Alimentação - É constituída por roedores, aves, insectos e vermes.

Gênero – Milvus

Descrição - Em vôo a parte superior das asas é castanha com coberturas ruivas, a parte inferior das asas é castanha e apresenta manchas esbranquiçadas. A cauda é ruiva e muito bifurcada. Muitas vezes fica suspenso no ar ascendente, voa em círculo e bate o terreno em vôo lento e sem esforço com as asas arqueadas e a cauda move-se como um leme. Encontra-se principalmente nas encostas das serras e pastagens, florestas e bosques. Faz o ninho em árvores, com ramos e desperdícios. Põe 2 a 3 ovos, cuja incubação demora cerca de um mês.

Alimentação - À base de mamíferos, aves e carne morta.





Mamíferos

*características

*endotérmico
*glândulas mamárias
*pelos
*tecido adiposo(camada de gordura)
*glândulas sudoríparas (produção de suar)
*glândulas sebáceas (produz substancia oleosa para lubrificar e impermeabilizar a pele e pelos)
*pulmões
*alvéolos pulmonares
*dentes
*alguns põem ovos
*órgãos dos sentidos
*alguns tem comportamento social


*Grupos

*Monotremados, Marsupiais e Mamíferos placentários.


Monotremados: São considerados os mamíferos primitivos são os únicos que botão ovos. São classificados como ovíparos
Ex:Ornitorrinco e a equidna

Marsupiais:são mamíferos vivíparos cujos embriões apresentam um curto período de gestação no útero da mães e nascem sem estar completamente desenvolvido

Mamíferos placentários: Representam 95%das especies de mamíferos. São vivíparos. Alguns estão adaptados a nadar ou correr logo depois de nascer.


Desdentados: Animais sem dentes ou com dentição incompleta.
Ex:Tamanduá, preguiça, tatu.

Roedores:Os dentes incisivos são maiores.
Ex:rato, esquilo, castor e paca.

Carnívoros:Animais predadores tem dentes fortes que servem para rasgar e cortar a a carne.
Ex:gato, cachorro, lobo, raposa, urso, onça-pintada.

Proboscídeos:tem trombo flexível auxilia na alimentação.
Ex:elefante

Primadas:Os primatas apresentam mãos e pés com 5 dedos cada um deles.
Ex:mico, chipanzé, gorila, e ser humano.

Ungulados:Animais com dedos transformados em casco. Podem exibir um numero par de dedos como boi, veado e o porco, ou impar , como o burro e o cavalo.

Cetáceos:São mamíferos aquáticos e seus membros são adaptados para natação. Todos tem que ir periodicamente a superfície para respirar.
Ex:baleia, boto, golfinho.

Quirópteros:São os mamíferos voadores, tem hábitos noturnos.
Ex:Morcego

Sirênios: Podem viver na agua doce ou salgada como cetáceos apresentam os membros em nadadeiras.
Ex:Peixe-boi e manati.