quarta-feira, 15 de setembro de 2010

curiosidades do reino animal


qual o maior animal terrestre?
r:elefante africano

qual o maior animal aquatico?
r:a balei azul é o maior animal vivo aquatico podendo chergar a 33 metros


qual o menor animal do mundo?
r:é um peixe chamado lebiste com 7,9 milimetros de comprimento

qual o animal mais estranho?
r:peixe bolha


qual o animal mais veloz?
r:é a chita ou como mais conhecido leopardo caçador

qual o animal mais forte?
r:besouro rinoceronte carega 850 vezes o seu peso

qual o animal que tem o menor celebro?
r: é a preguiça tipica da amazonia

quarta-feira, 8 de setembro de 2010



artrópodes
artró=articulados
podes=pés (patas)

caracteristicas gerais
*esqueletodiferente (exoesqueleto)exo=fora/esqueleto=esqueleto
*esqueleto formado de quitina,em alguns de cabornato de cálcio
*muda ou ecdise:é a troca do exoesqueleto
*corpo dividido em: cabeça, totáx e abdome , em alguns de cefalotoráx e abdome

Os equinodermos são os seres do filo Echinodermata (do grego echinos, espinho + derma, pele + ata, caracterizado por), pertencente à clado Deuterostomia do reino Animalia. São animais marinhos, de vida livre, exceto por alguns crinóides que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis) e de simetria radial que também apresentam sua exceção: as estrelas-pena ou comatulídeos, que se locomovem utilizando os braços. Como exemplo podem ser citados os equinodermos: estrela-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar.Este filo surgiu no período Cambriano recente e contêm cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas.
Na fase larval os equinodermos possuem simetria bilateral, vindo desenvolver a simetrial radial somente no adulto. As larvas são livres natantes e semelhantes a embriões de cordados. Depois, o lado esquerdo do corpo se desenvolve mais que o direito, que é absorvido, e organiza-se numa simetria radial, em que o corpo é arranjado em partes em volta de um eixo central. Esta é basicamente pentâmera, ou seja, os elementos geralmente se dispõem em 5 ou múltiplos de 5. Possuem esqueleto formado por placas calcárias, coberto por fina camada epidérmica. O endoesqueleto mesodérmico é formado de pequenas placas de calcário e espinhos, que formam um rígido suporte que contem em si os tecidos do organismo; alguns grupos têm espinhos modificados chamados pedicelários que possibilitam a vida livre.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

vermes e verminoses


Verminose
é uma doença provocada por agentes especificos, denominados parasitas, especialmente Endoparasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro. Constitui-se uma doença frequente, de difícil controle pelos órgãos publicos, que acomete o ser humano de forma irrestrita. É observada nas crianças e nos adultos, em ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades.

As concequencias decorrentes destas doenças podem representar grande danos à saúde do indivíduo, por vezes até fatais. A prevenção constitui-se a forma mais segura e eficaz contra estas infecções, portanto, as orientações encontradas neste texto são de importância para todos.

vermes

Na original Toxonomia de Lineu, o grupo vermes designava a todos os invertebrados não pertencentes ao grupo dos artrópodes, ou seja, todos os animais desprovidos de esqueleto interno ou externo. O grupo vermes não é mais usado pela ciência, que o dividiu em vários filos.

Animal com o corpo alongado e/ou achatado e sem esqueleto interno ou externo. Não possuem membros, embora possam ter apêndices reduzidos na superfície para a locomoção.

Os vermes são encontrados em praticamente qualquer habitat, incluindo o mar, os rios e o subterâneo. Muitos também são parasitas como a Tênia. Alguns vermes, notavelmente a minhoca, desempenham um papel muito importante na ecologia.

platelmintos

caracteristicas gerais

*vermes de corpo achatado
*planarias,tenias e esquistossomo
*água doce e salgada,lugares umidos
*muitos são parasitas causan doenças
*tubo digestorio incompleto>falta anus

tênia solium,esquitossomo,tremátodes.
doenças;cistircicose e teniase,esquistomosse,causan doenças no sangue e no figado.

sintomas;alojan-se nos vasos do sistema porta – hepático, formação de cisto hidático, náuses,diarreia , letargia

Transmissão - infestação passiva ou ativa, Ingestão acidental de ovos, ingestão de carne com cisticercos.